Header Ads

test

Ministério confirma primeira etapa de imunização contra aftosa em maio

O Ministério da Agricultura confirmou nesta semana que a campanha de vacinação contra febre aftosa será mantida no mês que vem para a maioria dos Estados. Esta etapa de imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades está marcada para 1º a 31 de maio.

Em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus, o Mapa orienta que não sejam exigidas declarações de comprovação da vacinação que impliquem em comparecimento aos escritórios.

“A vacinação será mantida, uma vez que se trata de atividade essencial e que há necessidade de manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE)”, disse o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Geraldo Moraes.

No ano passado, 2019, a campanha foi realizada nos meses de maio e novembro no estado alcançando cerca de 90% do rebanho, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Os produtores que não vacinarem os seus rebanhos podem ser multados e ficam também impedidos de vender ou transportar os animais.

Os proprietários poderão comprovar a vacinação usando sistemas informatizados, como o site: Agencia Estadual de Vacinação.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Rede Boquira News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Rede poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. A responsabilidade é do autor da mensagem.