77 9.9931-7142

Boquira-Bahia-Brasil

Fique Bem Informado com Notícias Atualizadas


Passado e Presente: Trabalhadores Rurais de Boquira em Busca da Sobrevivência


Na década de 70 há exatos cinquenta anos atrás a nossa cidade estava vivendo um período pujante, nossa fama se espalhou aos quatro cantos do Brasil como uma mineração de chumbo em plena atividade onde importava mão de obra especializada em vários setores que a empresa precisava. 



Naquela época os moradores do município não tinham condições sócio econômica para bancarem seus filhos numa faculdade e em consequência sobrava mão de obra nas lavouras rurais. A prefeitura absolvia uma parte desses trabalhadores braçais enquanto uma outra metade era designada para o trabalho insalubre nos túneis escuros da mineração. Quem não conseguia se encaixar nesse espaço tinha que sair e procurar uma sobrevida na longínqua São Paulo, lugar de destino de todo nordestino sofredor. 

Na década de noventa com o fechamento da Mineração Boquira os trabalhadores dissidentes foram buscar novas alternativas de sobrevivência em outras localidades do país enquanto aqui crescia uma legião de jovens sem experiência e em busca constante pelo pão de cada dia.

Muitos conterrâneos estão até hoje nos grandes, centros embora está havendo atualmente uma mudança grande de tendência de emprego na região oeste da Bahia onde o trabalho é temporário e tem a possibilidade do trabalhador rever a família em espaço de tempo menor. Esses trabalhadores temporários são responsáveis pela melhoria do comércio local pois os ganhos deles vão direto para o consumo de suas famílias que ficam na zona rural.

Esperamos que nossos governantes tanto na esfera Federal quanto estadual ou municipal tome medidas para fixar o homem na sua localidade dando meios de sobrevivência de forma justa para que cada conterrâneo possa garantir o sustento de sua família com dignidade.

Texto: Dr. Sérgio Glauber | Fotomontagem: Julio Santos/RB NEWS


Curta a nossa página abaixo e compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também leiam e conheçam o nosso trabalho. Obrigado!

Nenhum comentário:
Write Comments

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Rede Boquira News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Rede poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Inscreva em Nosso Canal no Youtube. Clique no link - https://bit.ly/2OEJ9lD
Inscreva-se na nossa Newsletter