Header Ads

test

Preso em Brasília, Geddel Vieira Lima tenta suicídio pela terceira tentativa vez.


Preso há mais de um ano na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e sem perspectiva de ser solto, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) não passa por bons momentos na prisão.


Segundo informações obtidas pelo Varela Notícias, Geddel já tentou por três vezes tirar a própria vida. Por isso, nesta terça-feira (18) o ex-ministro novamente foi isolado da presença de outros presos na penitenciária.


Procurado, o irmão de Geddel, deputado Lúcio Vieira Lima, negou a informação para o VN. “Se isso fosse verdade, não iriam isolá-lo, mas colocar outra pessoa com ele. Se o Estado não consegue garantir a vida dele, melhor que o deixem em casa então”, falou.


A reportagem tentou contato com o advogado Gamil Föppel, que defende o ex-ministro, mas não conseguiu êxito até o fechamento da matéria. O VN está à disposição para esclarecimentos, por parte da família ou da defesa do político.


O comportamento de Geddel há algum tempo não serve de exemplo, dentro do presídio. Em junho deste ano, ele foi punido com 10 dias de isolamento por desrespeitar um agente penitenciário durante uma revista pessoal.


Em contato também com o VN, Monica Antonieta Magalhães, mestre em Direito Penal e Doutoranda em Direito Penal pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), destacou que a situação de isolamento pode se dar em algumas circunstâncias: risco de vida para o preso ou punição por alguma regra da instituição prisional ter sido quebrada.


Segundo ela, normalmente o isolamento após a tentativa de suicídio acontece por recomendação de uma equipe multidisciplinar. “Não é uma questão jurídica e sim uma questão que compromete a sanidade mental dele”, destacou. “Não existe uma norma, de que o preso tem que ir para o isolamento. A equipe multidisciplinar é quem decide”, acrescentou. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Rede Boquira News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Rede poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. A responsabilidade é do autor da mensagem.