Header Ads

test

Moro utilizará modelo da Lava Jato para combater crime organizado



O juiz federal Sérgio Moro garantiu, em entrevista nesta terça-feira (6), que utilizará o modelo da Operação Lava Jato no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo do futuro ministro é combater o crime organizado. Na oportunidade, ele também garantiu que irá trabalhar sem perseguição política. 


Moro, que disse ter sido sondado para participar do governo Bolsonaro em 23 de outubro, antes do segundo turno, declarou que aceitou a gestão do ministério para implantar "uma forte agenda anticorrupção" e "contra o crime organizado". A ideia é replicar no ministério as forças-tarefas adotadas na Operação Lava Jato, assim como a atuação do FBI no combate às máfias em Nova York. Inclusive, ele pretende chamar nomes que trabalham ou trabalharam na Operação e substituir cargos de comissão por cargos concursados.


"Na minha perspectiva, na minha visão, eu sigo pra atuar numa função técnica, pra fazer um trabalho técnico de um juiz a cargo desse ministério específico. Não tenho nenhuma pretensão de concorrer, em qualquer momento da minha vida, a cargos eleitorais, a subir em palanque", afirmou Moro. Ele assegurou que pretende chamar para o ministério “pessoas absolutamente qualificadas” e as indicações dos nomes “virão a seu tempo”.


Sobre o combate ao crime organizado, ele não deu propostas detalhadas, mas informou que a ideia é resgatar parte das "dez medidas contra a corrupção", proposta liderada pelo Ministério Público Federal. Moro ainda irá avaliar a possibilidade dos procuradores negociarem a pena ("plea bargain"), a fim de aliviar a Justiça e aumentar a proteção de denunciantes anônimos. Fonte: Bocão News.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Rede Boquira News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Rede poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. A responsabilidade é do autor da mensagem.