Header Ads

test

Papa diz que casos de abusos sexuais continuam 'sendo uma fonte de dor e vergonha'



Declaração foi feita na Irlanda, onde o pontífice afirmou ainda compartilhar dos sofrimentos das vítimas.

O papa Francisco reconheceu neste sábado, 25 durante visita à Irlanda, sua "vergonha e sofrimento" ante o "fracasso" da Igreja por não haver combatido de forma adequada os casos de abusos sexuais do clero na Irlanda, diante de autoridades políticas e civis.


"O fracasso das autoridades eclesiásticas -bispos, superiores religiosos, sacerdotes e outros- em lidar adequadamente com esses crimes repugnantes, deu motivo justamente à indignação e continua sendo uma fonte de dor e vergonha para a comunidade católica. Eu mesmo compartilho desses sentimentos", declarou o pontífice.

O pontifice chegou neste sábado à Irlanda para o encerramento do Encontro Mundial das Famílias, mas a questão em torno da qual sua visita se concentrará será aos abusos do clero.


Em sua chegada, o pontífice foi recebido pelo ministro irlandês das Relações Exteriores, Simon Coveney. Sua 24ª viagem ao exterior acontece em um momento muito sensível para a Igreja Católica, abalada na semana passada pelas revelações de abusos sexuais cometidos no passado nos Estados Unidos e por uma série sem precedentes de recentes renúncias de hierarcas suspeitos de fazer cumprir a lei do silêncio no Chile, na Austrália e nos Estados Unidos.


Durante sua visita de dois dias, o papa quer "lembrar o papel fundamental da família na vida da sociedade e na construção de um futuro melhor para os jovens", segundo afirmou em uma mensagem de vídeo divulgada antes de sua chegada.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, advertiu que não se pode esperar de uma viagem tão curta uma "mudança cultural" que vai além da Igreja.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Rede Boquira News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A Rede poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. A responsabilidade é do autor da mensagem.